A vitamina D produzida pela pele quando exposta sobre o sol é a principal forma de obter essa vitamina para o nosso copo, uma vez que alimentos como peixes e fígado que possuem essa vitamina não fornecem a quantidade de que precisamos da mesma.

Sendo assim, para produzir a quantidade de vitamina D da qual precisamos é preciso tomar um banho de sol sem o uso de protetor solar. O tempo de exibição do sol depende da cor da pele de cada um.

Peles mais claras precisam de 15 minutos diários de exibição no sol para produzir quantidade de vitamina D que o corpo precisa diariamente. Já as peles mais escuras precisam de 45 minutos a 1 hora de exibição no sol para conseguir produzir a quantidade de vitamina da qual precisam, isso por quanto mais escura a pele mais difícil a absorção da vitamina.

Qual o melhor horário para se tomar sol?

O melhor sol é aquele que vem depois das 10hrs, quando a sombra produzida pelo nosso corpo é menor que a nossa altura.

Evite a exibição prolongada no sol entre as 12h e 15h.

Como e onde deve ser feito o banho de sol?

Deve ser feito ao ar livre, com o máximo de pele sendo exibida e sem barreiras como protetor solar ou vidro de carro e outros.

O que a falta de vitamina D causa?

  • Enfraquecimento ósseo;
  • Osteoporose em adultos e idosos;
  • Osteomalacia em crianças;
  • Dor e fraqueza muscular;
  • Diminuição de cálcio e fósforo no sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>